Como fazer

Como Limpar seu Capacete de Motocross – Do Jeito Certo

Seu capacete de motocross é um dos itens mais caros em sua bolsa de equipamentos, mas muitas vezes é negligenciado quando se trata de limpeza, se não estiver visualmente sujo. Saber como limpar seu capacete de motocross corretamente e mantê-lo vai garantir uma vida útil mais longa para o capacete.

Você investiu dinheiro em um capacete bem projetado e bonito, então aqui estão algumas diretrizes para cuidar dele e proteger seu investimento.

Além de impactos, a maneira mais rápida de destruir um capacete é a manutenção inadequada ou a falta de manutenção.

Cuidados com o Capacete – O que fazer e o que não fazer

Limpar seu capacete de motocicleta da maneira errada ou usar produtos de limpeza inadequados acabará causando mais danos do que benefícios ao capacete.

O que fazer:

  • Use apenas sabonetes e produtos de limpeza suaves no forro e na casca
  • Use panos macios e resistentes a arranhões com uma leve pressão para evitar riscar a casca e a viseira
  • Use uma escova de dentes macia ou cotonetes para limpar as entradas de ar
  • Deixe o capacete e o forro secarem ao ar livre ou use um ventilador.
  • Evite calor e luz solar direta
  • Após a limpeza, proteja a casca com uma cera automotiva ou cera específica para capacetes
  • Lubrifique quaisquer peças móveis com um spray de silicone

O que não fazer:

  • Use solventes ou produtos de limpeza à base de petróleo no seu capacete
  • Esfregue a casca do capacete ou a viseira com força para remover sujeiras secas ou insetos teimosos
  • Use produtos de limpeza à base de amônia ou limpadores de vidro na viseira do capacete Use sabonetes ou detergentes fortes no forro
  • Use secadora de roupas, aquecedor ou luz solar direta para secar o forro
  • Guarde o capacete na bolsa de equipamentos ou na sacola do capacete, mas em um espaço bem ventilado
  • Não guarde suas luvas dentro do capacete, elas também ficam suadas.

É melhor lavar o forro do capacete após cada passeio. Mesmo que não tenha sido um dia de lama e a casca do capacete ainda esteja limpa, o forro estará suado.

O suor é o inimigo natural do tecido e da espuma. Se não for lavado, irá se deteriorar com o tempo. O mesmo vale para a espuma de seus óculos.

Hoje em dia, a maioria dos capacetes possui um forro e almofadas removíveis que podem ser lavados.

Quando comecei a andar de motocross, os forros dos capacetes não podiam ser removidos e lavados. Tive que substituir muitos capacetes ao longo dos anos simplesmente porque o forro havia se deteriorado, o resto do capacete estava bem.

Reúna seus Suprimentos

Toalhas ou panos de microfibra: são ideais para lavar o capacete e a viseira, bem como para secá-los quando terminar.

Escova de dentes macia: pode ser especialmente útil para alcançar os lugares de difícil acesso que você não consegue limpar com o pano de microfibra, como ao redor das entradas de ar, viseira e vedação da viseira. Cotonetes também são úteis.

Shampoo para bebê: é barato e é o mais suave que você pode obter como agente de limpeza que não seja à base de petróleo.

Removendo o Forro

Tenha cuidado ao remover gentilmente o forro do capacete. Eles são bastante delicados e podem ser facilmente rasgados, especialmente ao soltar os botões de pressão e separá-los das bordas do forro de EPS.

Eles estão lá para sua proteção, além do conforto, então evite usar força excessiva.

Lavando o Forro

É melhor lavar o forro e as almofadas em água morna com sabão neutro. Um sabonete suave, como o shampoo para bebê, não tem produtos químicos agressivos que deteriorarão a espuma ou causarão irritação quando você usá-lo novamente.

Algumas pessoas colocam o forro e as almofadas na máquina de lavar, mas pessoalmente acho isso muito agressivo. Se você precisar lavá-los na máquina, certifique-se de usar uma bolsa para roupas delicadas e lavar no ciclo suave com um sabão suave.

Seque-os com uma toalha limpa e deixe-os secar ao ar livre. É melhor não usar uma secadora de roupas, pois isso deformará a espuma interna. Deixe-os em algum lugar bem ventilado durante a noite, pelo menos, antes de colocá-los novamente.

Depois de remover o forro e as almofadas, pode ser necessário limpar o interior do forro de EPS, talvez não toda vez que você limpar o capacete, mas de vez em quando, para mantê-lo com cheiro fresco.

O forro de EPS não é resistente a calor nem a solventes, portanto, use apenas um pano macio e úmido para limpá-lo. Tenha cuidado para não riscar ou causar indentações no forro de EPS.

Não se esqueça das correias do capacete. Às vezes, elas também possuem acolchoamento, mas não podem ser removidas do capacete, portanto, basta limpá-las com um pano úmido.

Se o seu capacete for um dos poucos que não possuem forro removível, a melhor maneira de limpá-lo é limpá-lo suavemente com um pano macio e úmido e um agente de limpeza neutro.

Deixe-o secar colocando-o em um suporte na frente de um ventilador para garantir que haja boa circulação de ar pelo capacete, com a viseira aberta (se tiver uma). Evite calor e luz solar direta.

Limpando a Casca Externa

Ao limpar a casca do capacete, é importante não riscar a superfície da pintura ao remover a sujeira.

Se foi um dia de lama e o capacete está cheio de lama seca, use água corrente para remover o pior dela. Em seguida, use um pano macio e não abrasivo com água morna e sabão para remover o restante da sujeira.

Colocar um pano úmido e quente sobre o capacete por alguns minutos pode soltar sujeira seca e insetos mortos.

Para áreas de difícil acesso, como sob as entradas de ar, pode ser necessário usar uma escova de dentes macia ou cotonetes para alcançar os cantos.

Ao limpar as partes plásticas do capacete, como as entradas de ar, ventilação do queixo, viseira e proteção facial, certifique-se de não usar produtos de limpeza contendo solventes, ácidos ou qualquer tipo de limpador à base de amônia.

Esses produtos podem deteriorar o plástico e remover qualquer tratamento antiembaçante no interior da proteção facial.

Use um pano ou toalha de microfibra para limpar suavemente a proteção facial, tendo o cuidado extra para não riscá-la.

Viseiras de sol internas raramente ficam sujas. Uma limpeza suave com um pano de microfibra é suficiente.

Depois de secar a casca, é uma boa ideia protegê-la com cera automotiva ou cera específica para capacetes. Isso trará de volta o brilho e facilitará a limpeza da próxima vez.

Depois que seu capacete estiver limpo e seco, agora é um bom momento para inspecioná-lo em busca de lascas, rachaduras ou arranhões. Se você sofreu até mesmo um acidente leve que tenha afetado o capacete, pode ser hora de substituí-lo.

Os fabricantes recomendam que os pilotos substituam o capacete após um acidente significativo, independentemente de ele mostrar ou não sinais de danos.

Monte o Capacete

Novamente Monte seu capacete começando com o forro e as almofadas completamente secos.

Em seguida, recoloque a proteção facial, viseira, sistema Bluetooth, câmera para capacete e qualquer outra coisa que você tenha removido antes de limpar o capacete.

Armazenando seu Capacete

Pessoalmente, depois que o capacete está limpo e seco, eu o guardo fora da bolsa de equipamentos ou da sacola do capacete, em algum lugar seco e bem ventilado.

Isso é o melhor que você pode fazer para mantê-lo com cheiro fresco para o próximo passeio.

Seu capacete deve ser guardado em ambientes internos, em vez de em um galpão úmido. Um suporte de armazenamento é uma boa ideia e é ideal para exibição se você tiver vários capacetes.

Colocá-los em uma prateleira presa na parede ou em pé também permitirá que eles sequem completamente.

Qual é a Vida Útil de um Capacete de Motocross?

Capacetes, como a maioria dos itens, têm uma data de validade. A maioria dos fabricantes de capacetes recomenda que eles sejam substituídos após 3 a 5 anos, mas geralmente você não terá mais do que 7 anos de vida útil de um capacete se ele não sofrer impactos.

Se você sofreu um acidente e bateu a cabeça com força suficiente para pensar “ainda bem que eu estava usando um capacete”, isso é um bom indicativo de que é hora de comprar um capacete novo.

Sinais de impacto podem não ser óbvios na casca externa, mas o forro de EPS pode ter sido comprimido pelo impacto.

Os materiais usados na construção, como fibra de vidro, EPS e plásticos, tornam-se frágeis com o tempo, portanto, mesmo que o capacete não tenha sofrido impactos, ele não será mais seguro.

A maioria dos fabricantes coloca uma etiqueta dentro do capacete que indica a data de fabricação, para que você possa calcular a idade do capacete.

Se você descobrir que seu capacete atingiu sua data de validade, os artigos abaixo podem ser úteis para você.

Fabricio Martins

Meu nome é Fabrício e sou blogueiro de profissão desde 2009. Eu comecei este blog Motocross Planet para compartilhar meu conhecimento e ajudar minha comunidade. Então, vou compartilhar algumas coisas sobre mim para nos informarmos. Minha jornada com o motocross começou quando eu tinha 16 anos. Foi primeira vez que fui à um evento na minha cidade. Eu gostava muito de motos customizadas e já acompanhava alguns foruns de personalização, mecânica e life style. Até hoje, tenho lido, escrito e usado tudo que posso sobre motos de trilha. Agora, quero compartilhar minha experiência em cada tópico para o qual este blog se destina. Acredito no poder das tecnologias em constante mudança e no impacto delas em nossas vidas diárias. Trago a você as análises mais honestas e imparciais e soluções inteligentes para ajudá-lo a tomar a decisão certa.
Botão Voltar ao topo