Como fazer

Como ajustar sua suspensão de sua moto de trilha – Guia Faça Você Mesmo

Uma das melhores melhorias que qualquer ciclista pode fazer em sua moto de trilha é ajustar a suspensão. Aprender a ajustar sua configuração de suspensão de moto de trilha para se adequar ao terreno em que você está pilotando naquele dia é uma grande vantagem.

Esqueça de pagar um mecânico de suspensão para fazer isso por você, deixe isso para os pilotos profissionais.

Para fazer corretamente, você precisa percorrer a mesma seção do terreno após os ajustes, para sentir a diferença no manuseio e fazer ajustes adicionais, se necessário.

Isso não pode ser feito por um mecânico em sua oficina.

O que é compressão e amortecimento de retorno?

A compressão do amortecimento ajuda a suspensão a absorver os solavancos à medida que a roda se move para cima e para baixo.

O amortecimento de retorno ajuda a suspensão a voltar à posição normal quando a roda se move para baixo em um movimento suave e controlado.

Ajustando os amortecedores para variar a resistência hidráulica, é possível ajustar a suspensão para se adequar aos diferentes estilos de terreno, peso do piloto e estilo de pilotagem.

Como ajustar os garfos dianteiros

Os ajustadores de compressão e amortecimento são chamados de “clickers“.

O ajustador de compressão está localizado no topo da perna do garfo na maioria das motos. Terá as letras S&H para Soft e Hard gravadas ao lado. O outro parafuso é o purgador de ar. Mais sobre isso depois.

Configurações de compressão do garfo dianteiro

Ferramentas necessárias: Chave de fenda plana.

Girar o clicker no sentido horário em direção ao H endurecerá a ação descendente (compressão). Girar o clicker no sentido anti-horário em direção ao S suavizará a ação descendente (compressão).

É importante fazer pequenos ajustes de cada vez, geralmente 2 cliques, e depois dar uma volta na mesma seção da trilha ou pista para sentir alguma diferença.

O ajustador de retorno está localizado na parte inferior da perna do garfo na maioria das motos. Este ajustador controla a rapidez com que o garfo retorna à posição estendida.

Girar o clicker em direção ao H diminuirá a velocidade de retorno. Girar o clicker em direção ao S acelerará a velocidade de retorno.

Em algumas KTMs, o ajustador de compressão está localizado na parte inferior da perna do garfo e o ajustador de retorno está localizado no topo. Gire o clicker no sentido horário para aumentar o amortecimento e no sentido anti-horário para reduzir o amortecimento.

Ajuste da pré-carga da mola do garfo em uma KTM pode ser feito girando a porca sob o botão do amortecedor na parte superior do garfo. Girar no sentido horário aumentará a pré-carga, girar no sentido anti-horário diminuirá a pré-carga.

Alterar a pré-carga da mola não afetará o amortecimento, mas geralmente, se você aumentar a pré-carga da mola, também deverá aumentar o amortecimento de retorno. É importante sempre fazer o mesmo ajuste nas duas pernas do garfo.

Ajuste da altura do garfo

Há uma marca ao redor das pernas do garfo cerca de 5 mm abaixo do topo. Esta é a altura padrão. Faça ajustes de altura em incrementos de 2 mm de cada vez.

Se você levantar a perna do garfo nas presilhas triplas, a moto girará mais rápido, mas perderá a estabilidade em alta velocidade.

Se você abaixar a perna do garfo nas presilhas triplas, a moto girará mais devagar e dará uma sensação de maior estabilidade.

Para ajustar a altura, basta afrouxar os parafusos de aperto nas presilhas triplas e deslizar a perna do garfo para a posição desejada.

Como purgar o ar de seus garfos

É importante purgar regularmente o ar dos garfos para que eles funcionem corretamente. Faça isso idealmente após cada passeio.

O parafuso de purga está localizado ao lado do parafuso do clicker na parte superior da perna do garfo.

Gire o parafuso no sentido anti-horário algumas voltas e você pode ouvir um pouco de ar escapando. Aperte novamente, mas não muito apertado, pois é um parafuso de alumínio. Faça isso com a roda dianteira no chão.

Como ajustar o amortecedor traseiro na suspensão de ligação

Ajuste de compressão

Sua suspensão traseira tem um ajuste de baixa velocidade e um ajuste de alta velocidade.

Os ajustadores de compressão estão localizados no topo do amortecedor próximo ao reservatório. O ajustador de baixa velocidade afetará a rigidez da suspensão em ocorrências menores. É o parafuso de lâmina plana no centro da porca de 14 mm.

Velocidade alta e baixa refere-se ao movimento do amortecedor na compressão, não à velocidade da moto.

 ajustar o amortecedor traseiro na suspensão de ligação

Ajuste de compressão da suspensão de ligação

O ajustador de alta velocidade é a porca de 14 mm do lado de fora. Isso afetará a rigidez da suspensão em solavancos mais difíceis, como saltos.

Um bom ponto de partida para o seu ajuste em baixa velocidade é de 12 cliques. Gire o parafuso até sentir resistência e pare. Isso é zero. Não force além de 0 ou você danificará o corpo do amortecedor.

Volte o parafuso no sentido anti-horário, contando os cliques até chegar a 12.

Agora está definido no ajuste padrão.

A porca de ajuste de alta velocidade não tem cliques, então você deve contar as voltas.

Gire a porca de 14 mm no sentido horário até sentir resistência e pare. Isso é zero. Mais uma vez, tome cuidado para não forçá-lo.

Agora, volte o ajustador no sentido anti-horário 2 voltas completas. Conte em meia volta.

Agora está definido no ajuste padrão.

Ajuste de retorno

O ajustador de retorno está localizado sob o braço oscilante no lado direito da moto.

Configuração da suspensão da moto de trilha

É um pequeno parafuso de lâmina plana, assim como o ajustador de compressão. Aperte no sentido horário até sentir resistência. Isso é zero.

Agora, volte o parafuso no sentido anti-horário, contando os cliques até chegar a 12.

Agora está definido no ajuste padrão.

Quando você sair para pilotar, se sentir que a traseira está muito rígida: Gire os ajustadores de baixa velocidade e alta velocidade no sentido anti-horário para suavizar.

Se você sentir que a traseira está muito macia: Gire os ajustadores no sentido horário para endurecer o amortecedor.

Como Ajustar o Amortecedor Traseiro na Suspensão PDS (KTM)

A suspensão PDS difere da suspensão de ligação, pois o amortecedor traseiro é fixado diretamente no braço oscilante. Na suspensão de ligação, o amortecedor é fixado no sistema de ligação.

Os ajustadores de clique funcionam da mesma maneira na suspensão de ligação.

Ajuste de Compressão

Os ajustadores de compressão estão localizados na parte superior do amortecedor, perto do reservatório.

O ajustador de baixa velocidade é o parafuso central, e o ajustador de alta velocidade é a porca ao redor.

O ajuste de retorno está localizado na parte inferior do amortecedor, acima do braço oscilante.

Para endurecer a suspensão (ou reduzir a taxa de recuperação), gire os cliqueiros no sentido horário.

Para suavizar a suspensão (ou aumentar a taxa de recuperação), gire os cliqueiros no sentido anti-horário.

Para redefinir o ajuste de baixa velocidade para as configurações padrão, aperte os cliqueiros até o fim e volte-os 15 cliques (consulte o manual da sua moto).

Para redefinir o ajuste de alta velocidade para as configurações padrão, gire a porca no sentido horário o máximo possível e, em seguida, gire-a no sentido anti-horário por uma volta completa.

Ajuste de Retorno

O ajustador de retorno está localizado na parte inferior do amortecedor, acima do braço oscilante. É o parafuso de lâmina plana central.

Gire o parafuso no sentido horário para aumentar o amortecimento e no sentido anti-horário para reduzir o amortecimento. O ajuste padrão é de 24 a 25 cliques no sentido anti-horário (consulte o manual da sua moto).

Como Ajustar o Sag

Existem dois tipos de sag:

Sag livre é a quantidade de curso de suspensão utilizado pelo peso próprio da moto.

Sag carregado (ou piloto) é a quantidade de curso de suspensão utilizado quando a moto está com o piloto sentado ou em pé nela.

Você pode verificar se a mola do amortecedor está adequada ao seu peso verificando o Sag carregado. O Sag livre deve estar correto antes que o Sag carregado possa ser determinado.

Para ajustar o sag, você precisa ajustar o quanto a mola do amortecedor é comprimida.

A quantidade de sag afeta a maneabilidade da moto, alterando a altura de pilotagem da mesma.

Passo 1: Meça o Sag Livre

Coloque a moto em um suporte para que as rodas fiquem suspensas no ar. Meça a distância do eixo traseiro até um ponto fixo no para-lama traseiro ou no painel lateral.

Essa medida deve ser feita ao longo do curso do amortecedor quando ele comprime. Use uma caneta para marcar o local para que você possa retornar a ele posteriormente. Anote a medida.

Passo 2: Meça Novamente

Remova a moto do suporte e deixe-a descansar nas rodas. Faça a mesma medida novamente. A diferença entre as duas medidas geralmente fica entre 25-35 mm para uma suspensão de ligação e 33-40 mm para a suspensão PDS (KTM). Algumas KTMs mais recentes agora utilizam a configuração de suspensão de ligação.

O sag livre indicará se a mola está adequada ao seu peso.

  • Menos de 30 mm de sag livre: a mola está muito pré-carregada e é muito macia.
  • 45 mm ou mais de sag livre: não há pré-carga suficiente na mola e ela está muito rígida. Você deve considerar a instalação de uma mola mais suave.

Passo 3: Meça o Sag Carregado

Você precisará de alguém para ajudá-lo com isso. Peça ao piloto para ficar de pé sobre os pedais. O piloto deve estar usando equipamento completo e adequado, a moto deve ter o nível correto de fluido e o amortecedor deve estar frio ao toque. Salte para cima e para baixo algumas vezes para permitir que a suspensão se estabilize.

Faça a mesma medida novamente. A diferença entre as duas medidas geralmente fica entre 90-110 mm para uma suspensão de ligação e 110-115 mm para a suspensão PDS (KTM).

Se o sag carregado estiver abaixo desse intervalo, a mola está muito rígida. Se o sag carregado estiver acima desse intervalo, a mola está muito macia.

Passo 4: Ajustando a Pré-Carga da Mola do Amortecedor

Para ajustar o sag em uma moto com suspensão de ligação, você precisará de um martelo e um punção. Solte o anel de trava no amortecedor. Você pode girar o anel de pré-carga da mola para aumentar ou diminuir o sag.

Uma volta completa no anel altera o sag em cerca de 3 mm.

Em uma KTM, há um anel de ajuste com um parafuso de fixação. Use uma chave de gancho ou uma chave de fenda para as KTMs mais recentes para ajustar o anel. Girar no sentido horário aumentará a pré-carga, e girar no sentido anti-horário reduzirá a pré-carga.

Como o Sag Afeta a Maneabilidade da Moto?

Diminuir o sag deixa a moto mais ágil, mas reduz a estabilidade em alta velocidade. É bom para trilhas apertadas e condições lamacentas.

Aumentar o sag torna a moto mais estável, mas diminui a tração dianteira e a capacidade de fazer curvas. É bom para alta velocidade e trilhas de areia.

Muito sag faz com que a dianteira pareça muito leve.

Muito pouco sag faz com que o amortecedor pareça muito rígido nas irregularidades.

Resumo

Se tudo isso parecer confuso, lembre-se de que, ao configurar a suspensão da sua moto de trilha, apertar os cliqueiros endurece a suspensão no sentido horário, enquanto afrouxar os cliques suaviza a suspensão no sentido anti-horário.

A chave é poder fazer ajustes enquanto você está pilotando na pista ou trilha, para que possa fazer pequenas alterações e, em seguida, percorrer o mesmo terreno novamente para sentir a diferença na maneabilidade.

Se você comprou uma moto usada, é bom restaurar as configurações para as configurações padrão, para que você possa ajustar de acordo com seu peso e o terreno em que está pilotando. Provavelmente, as configurações estão ajustadas para o peso do proprietário anterior.

Isso aconteceu com a minha KTM, estava ajustada para alguém muito mais pesado que eu. Se você não tiver certeza, consulte o manual da sua moto para obter as configurações corretas.

Fabricio Martins

Meu nome é Fabrício e sou blogueiro de profissão desde 2009. Eu comecei este blog Motocross Planet para compartilhar meu conhecimento e ajudar minha comunidade. Então, vou compartilhar algumas coisas sobre mim para nos informarmos. Minha jornada com o motocross começou quando eu tinha 16 anos. Foi primeira vez que fui à um evento na minha cidade. Eu gostava muito de motos customizadas e já acompanhava alguns foruns de personalização, mecânica e life style. Até hoje, tenho lido, escrito e usado tudo que posso sobre motos de trilha. Agora, quero compartilhar minha experiência em cada tópico para o qual este blog se destina. Acredito no poder das tecnologias em constante mudança e no impacto delas em nossas vidas diárias. Trago a você as análises mais honestas e imparciais e soluções inteligentes para ajudá-lo a tomar a decisão certa.
Botão Voltar ao topo